Saber como dividir as contas do casal pode ser difícil, o que costuma gerar brigas. No entanto, existem dicas simples que podem ser colocadas em prática para garantir mais tranquilidade para lidar com o dinheiro.
Já aconteceu de você e seu parceiro discutirem por causa de dinheiro? Acredite, essa é uma situação mais comum do que parece. Porém, ela pode ser evitada ao saber como dividir as contas do casal — e não estamos falando em abrir uma conta conjunta, ok?
A ideia é simples: deixar de discutir por conta do orçamento familiar. No entanto, isso exige esforço e dedicação. Não acredita nisso? Basta ver a estatística que mostra que 46% dos casais brigam por questões relacionadas a dinheiro.
Muito dessa situação passa pelos gastos que ultrapassam a condição financeira do casal. Ou seja, uma das partes desembolsa uma quantia maior do que deve — e a outra, obviamente, discorda.
Como resolver essa situação? Neste post, vamos apresentar 7 dicas para não dar briga. Leia e confira!
Como dividir as contas do casal?
Antes de saber como dividir as contas do casal, é necessário entender que pode ser difícil se adaptar à vida financeira a dois. No entanto, é possível chegar a um bom resultado a partir de um planejamento bem executado.
O segredo é a organização do orçamento. Em seguida, também vem a comunicação mais direta no que se refere a dinheiro. Com esses dois aspectos, fica mais fácil lidar com esse assunto de forma tranquila.
Para chegar a esse patamar, vale a pena seguir as dicas que apresentamos abaixo. Confira!
1. Faça uma lista de gastos
Uma das primeiras dicas para quem deseja controlar o orçamento é saber tudo o que gasta e ganha ao longo do mês. Esse monitoramento deve ser feito por meio de uma planilha (que, convenhamos, é ultrapassado, né?) ou aplicativo financeiro.
Quando se refere às finanças do casal, também é importante listar todos os gastos. Porém, eles devem ser relativos às duas partes. Identifique quanto vocês ganham e gastam em conjunto.
Ao ter essa visão clara da situação financeira, é possível começar a traçar objetivos em conjunto. A partir disso, vocês também sabem quais são os gastos fixos que precisam ser divididos e quais são as despesas individuais.
2. Elabore um planejamento financeiro
Com a visão clara dos gastos e do orçamento do casal, está na hora de elaborar o planejamento financeiro. Considere quais são os sonhos e os objetivos em comum, e separe parte do valor individual para esses propósitos.
Dessa forma, vocês conseguem investir e formar uma reserva de emergência. Ou seja, ter um valor que cubra possíveis imprevistos. Aliás, o ideal é ter entre 6 e 12 meses de despesas mensais para utilizar com essa finalidade, somente quando for indispensável.
3. Divida os gastos de maneira proporcional à renda
Quem ganha mais no relacionamento? Essa resposta não deve servir para um jogar na cara do outro. Na verdade, o propósito é definir como será feita a divisão de gastos.
Uma boa dica é determinar um percentual. Assim, cada um desembolsa a quantia respectiva da sua renda. Por exemplo, pode ser definido que cada um contribui com 50% da remuneração. Assim, todos sabem quanto terão individualmente para gastar.
4. Chegue a um consenso sobre as prioridades
Nesse processo, é importante chegar a um consenso sobre os gastos domésticos. Esse é um momento que exige conversa e tranquilidade. O propósito é evitar conflitos e decisões individuais que afetarão a outra parte.
Ao mesmo tempo, definam quais são as prioridades. Cada um deve listar os gastos individuais que considera importantes. Por exemplo, academia, aula de idiomas, cursos de especialização, jantares em restaurantes etc.
Lembre-se de também considerar as dívidas nessa análise. Dessa forma, vocês definem como o orçamento conjunto será, de fato, construído e como o dinheiro será gasto.
5. Use o método 50-30-20
Essa regra financeira ajuda a saber como dividir as contas do casal a partir da separação dos gastos por categorias. O objetivo é deixar:
- 50% da renda conjunta para gastos essenciais. Por exemplo, aluguel ou parcela do financiamento do imóvel, conta de luz e água etc.;
- 30% são para gastos não essenciais, como restaurantes, roupas, academia e mais;
- 20% são para pagamento de dívidas (quando for o caso) e investimentos. É com esse dinheiro que você vai construir seu patrimônio e conquistar seus objetivos.
Esse método deve ser considerado no planejamento financeiro do casal. Assim, fica mais fácil entender como as contas devem ser divididas.
6. Programe-se para dar os próximos passos
Parcelar qualquer compra deve ser a última opção. O melhor é juntar o dinheiro para pagar tudo à vista. Essa também é uma forma de tentar algum desconto.
Essa dica vale tanto para quem é casado quanto para quem namora. Assim, vocês se programam para pagar o casamento, comprar o primeiro imóvel, adquirir um automóvel etc.
Vale a pena reforçar que essas compras de valor mais alto podem ser parceladas. Ainda assim, é fundamental ter uma boa quantia para dar de entrada. Assim, consegue-se uma condição melhor de pagamento e paga-se menos juros no longo prazo.
7. Tenha uma conta compartilhada
Em uma conta conjunta tradicional, os dois compartilham o dinheiro e usam como quiserem. Por isso, não há controle sobre a divisão de contas do casal. Dessa forma, tende a haver mais discussões, já que um pode gastar ou pagar mais do que o outro.
Por sua vez, com a conta compartilhada da Cumbuca, é diferente. Por meio do aplicativo específico, vocês dois colocam o saldo em suas contas individuais e fazem os pagamentos em conjunto quando quiserem.
Basta definir com qual quantia cada um vai colaborar sempre que um pagamento for realizado. Assim, você evita dúvidas e discussões no final do mês.
Além disso, é possível deixar somente uma pessoa como usuário administrador. Isso significa que somente ela poderá usar o saldo de todos os integrantes. A outra parte fica como usuário padrão, que pode fazer pagamentos individuais e visualizar o saldo conjunto, mas só pode usar o seu dinheiro.
Como dividir as contas do mês?
A divisão das contas do casal pode ser feita de maneira proporcional, a partir de um percentual da renda. De toda forma, é importante usar um app de conta compartilhada para evitar discussões ao final do mês.
Como organizar as finanças de um casal?
A organização das finanças do casal depende de um controle claro via app ou planilha. Além disso, é necessário que ambas as partes conversem e definam como será feita a divisão das contas para elaborarem um planejamento financeiro e criarem seus objetivos comuns.
Qual o gasto mensal de um casal?
O gasto mensal de um casal varia de acordo com o estilo de vida e a remuneração conjunta das duas partes. De toda forma, existem várias formas de dividir a renda. Uma delas é o método 50-30-20, que delimita o percentual a ser gasto em cada categoria.
Perceba que todas essas dicas são válidas para casais de namorados, noivos e pessoas casadas. Ou seja, qualquer um que precise separar o dinheiro e dividir as contas pode — e deve! — utilizar essas dicas.
Dessa forma, você entende como dividir as contas do casal e consegue ter mais tranquilidade na conquista de sonhos e objetivos. Aos poucos, você verá que o assunto dinheiro deixará de ser motivo de brigas.
Então, que tal experimentar a conta compartilhada da Cumbuca? Acesse o site, entenda o funcionamento e baixe o app para aproveitar as funcionalidades.