Infidelidade financeira é o ato de esconder informações sobre as condições financeiras do cônjuge. Ocultar patrimônio, fontes de renda e mesmo contas bancárias pode se enquadrar no conceito. Isso tem sido fonte de muitos conflitos entre casais do século XXI.
Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil mostrou que o tema finanças é razão de briga para 45,6% dos casais. Os motivos para esse número alarmante estão associados à chamada infidelidade financeira.
Quando duas pessoas querem construir uma vida juntas, é preciso que usem todos os recursos para criar uma relação de respeito, confiança e transparência, mesmo quando o assunto é o dinheiro.
Apesar de cada um ter sua individualidade, é quase impossível construir uma relação duradoura sem discutir as finanças e sem que o dinheiro e as contas sejam compartilhados em menor ou maior grau.
Neste texto, você vai entender tudo sobre a infidelidade financeira, seus sinais, causas, consequências e o que fazer para superar o problema.
Também falaremos sobre como evitar a situação e qual ferramenta você pode usar para facilitar a organização financeira do casal. Confira!
O que é infidelidade financeira?
A infidelidade financeira ocorre quando uma das pessoas de uma relação amorosa passa a esconder informações financeiras da outra. Também é considerado infidelidade quando uma das partes não cumpre o que foi acordado.
Mas, isso não quer dizer que as pessoas não possam ter seu próprio dinheiro ou preservar alguma individualidade. A infidelidade está associada a comportamentos que vão contra as regras combinadas pelo casal ou que possam de alguma forma prejudicar a saúde financeira de ambos.
Podemos citar, por exemplo, momentos em que um dos cônjuges gasta além do seu orçamento, contraindo dívidas que colocam as despesas da casa em risco. Mesmo com a situação delicada, a pessoa não fala nada com o seu parceiro.
Indícios e sinais de infidelidade financeira
Para descobrir uma infidelidade financeira, a pessoa desconfiada deve ficar atenta a alguns sinais que são típicos de alguém que está com problemas relacionados ao dinheiro:
Preocupação em excesso com as finanças
As finanças do casal estão, teoricamente, com as contas equilibradas e não há nenhuma situação extrema acontecendo que possa causar um desequilíbrio financeiro.
Mesmo assim, um dos cônjuges está preocupado além do habitual com as contas, sem mencionar o real motivo. Pode até não ser questão de infidelidade financeira, mas vale uma conversa para entender o que está acontecendo.
Sumiço de faturas, recibo e outros comprovantes
É um sinal no mínimo suspeito de infidelidade financeira no casamento quando uma das partes passa a “esconder” comprovantes das movimentações.
Talvez a pessoa esteja gastando mais do que o combinado e não quer que o outro saiba, ou pode haver alguma necessidade sobre a qual vocês devem conversar. É sempre muito importante alinhar muito bem sobre a divisão de contas do casal.
Trabalho em excesso
Se uma das partes está muito preocupada em aumentar a renda, seja fazendo muitas horas extras ou procurando trabalhos alternativos, também há um indício de que a situação não está tão boa quanto parece.
As causas da infidelidade financeira
Quando há um marido que esconde as finanças da esposa ou vice-versa, podemos citar várias causas para essa infidelidade financeira:
- Falta de confiança no cônjuge: por não confiar na capacidade administrativa do parceiro (a), muitas pessoas começam a fazer uma reserva de emergência por conta própria e sem contar para a pessoa que está ao seu lado;
- Medo das reações e julgamentos: quando a pessoa toma uma decisão errada que vai prejudicar as finanças da família, ela pode decidir esconder o fato, pois teme ser julgada pelo cônjuge e perder a confiança mútua. A possibilidade de reações agressivas também pode levar a pessoa a cometer infidelidade financeira;
- Ocultar dívidas: muitas pessoas temem que seu descontrole financeiro, resultante em dívidas, possa causar brigas, desconfianças e até o fim da relação. Por isso, não compartilham quando enfrentam esse tipo de problema;
- Individualismo: há quem prefira cuidar de suas finanças de forma totalmente individual, sem qualquer interferência do parceiro. Então, sua situação financeira, seja boa ou ruim, é totalmente ocultada. O individualismo também pode estar relacionado ao fato de que a pessoa não quer admitir que ganha mais ou menos que o parceiro. Ou tem medo de que o cônjuge comece a gastar mais, caso admita estar em uma melhor situação financeira. Discutam sobre separar ou juntar as contas do casal.
Consequências da infidelidade financeira
A infidelidade financeira pode até mesmo gerar um divórcio. Segundo um estudo da Universidade do Kansas (EUA), que acompanhou 4.500 casais por vários anos, muitos deles se separaram por brigas relacionadas às finanças.
Mas, antes de chegar a esse extremo, o problema gera outras consequências, como brigas constantes, estresse e desgastes físicos e emocionais.
Obviamente, a confiança também fica abalada depois disso, e, se o problema não é resolvido, o orçamento da família pode ser comprometido de forma severa, faltando recursos até mesmo para suprir as necessidades básicas.
Além disso, a infidelidade financeira é crime caso seja enquadrada em determinadas situações, como o artigo 927 do Código Civil, que prevê a reparação de danos financeiros causados a outros.
Dessa forma, se um dos cônjuges provar que a traição financeira lhe causou prejuízos, o acusado terá que reparar os danos.
Como resolver a infidelidade financeira?
Para lidar com a infidelidade financeira, o primeiro passo é o diálogo. O casal precisa estar disposto a solucionar o problema e, apenas conversando, eles conseguirão entender o que os levou àquela situação.
Juntos eles podem definir um novo planejamento e criar regras que ambos possam seguir sem dificuldades.
Caso não haja um acordo, é possível contratar um especialista em finanças para ajudar o casal a elaborar um plano que seja satisfatório para os dois.
Outra opção para resolver o problema é fazer terapia de casal. Assim, é possível entender mais a fundo os motivos que levaram à infidelidade.
Também é importante ressaltar que a situação pode estar relacionada a algum distúrbio psicológico que faz a pessoa comprar compulsivamente. O que também pode ser resolvido com a ajuda de um terapeuta.
Uma possibilidaide também é ter uma conta compartilhada, onde os dois tem acesso ao dinheiro e conseguem compartilhar as finanças.
Como evitar a infidelidade financeira?
Vimos que a infidelidade financeira pode até destruir um relacionamento. Então, para preservar sua união, fique atento a nossas dicas para evitar o problema:
- Construa um relacionamento baseado na transparência e sinceridade, em que ambos se sintam confortáveis para falar sobre qualquer assunto sem julgamentos.;
- Discutam sobre como vão tratar o dinheiro do casal, se irão juntar ou separar as finanças;
- Façam um planejamento e tenha um plano de ação para lidar com finanças e dívidas em casal;
- Crie uma cultura de organização financeira, em que as despesas e os rendimentos são devidamente registrados e compartilhados para evitar qualquer tipo de surpresa;
- Utilize um aplicativo para ajudar na organização financeira e na divisão de contas, como a Cumbuca. Nosso app permite que o casal crie um grupo no qual os dois poderão adicionar dinheiro individualmente e organizar as despesas de forma compartilhada, definindo quanto cada um vai pagar em cada conta e deixando as informações visíveis e centralizadas;
- Fazer planos e ir em busca de realizações de sonhos como um casal também é fundamental. Assim, ambos ficarão mais motivados a seguir o planejamento, evitando gastos desnecessários e se esforçando para que cresçam juntos.
A infidelidade financeira é uma das maiores causas de brigas entre casais. Pois, omitir fatos sobre a sua real situação econômica gera desconfianças e problemas que colocam em risco o orçamento familiar.
Sendo assim, o melhor caminho é criar uma relação pautada na transparência e ter a parcimônia necessária para resolver qualquer questão com diálogo e empatia.
Então, que tal conhecer a conta compartilhada para resolver as discussoões por dinheiro no seu relacionamento?
Acesse o site da Cumbuca, baixe o app e entenda por que esse novo modelo de dividir despesas é mais interessante!
4 Comments
Maridos falham. Namorados podem trair. Amigos podem te deixar na mão. E nós mulheres continuamos com a irritante mania de esperar coisas que sabemos que não virão.
Fidelidade não é um fardo. É um privilegio que só pessoas honradas desfrutam na vida
minha esposa comprou um carro e disse que passou o cartão da irmã mais acabei descobrindo que ela comprou o carro avista e que estou pagando o carro o que devo fazer?
Nesse caso é bem importante a conversa. Deixe claro que ficou chateado por ela ter escondido isso de você. Além disso, vale avaliar a utilização do carro. Se vocês dois usam o carro, é justo dividir os custos!