Proteger os dados do cartão de crédito ajuda a prevenir golpes que podem causar um grande prejuízo financeiro.
O cartão de crédito se tornou uma das principais formas de fazer compras. Ele é extremamente simples e prático, além de ser emitido por diversos bancos. Mas, saber como proteger dados do cartão de crédito é essencial para evitar que ele seja usado sem o seu consentimento.
Apesar da praticidade, os cartões também podem gerar grande dor de cabeça quando as informações caem nas mãos de criminosos. Com os seus dados, eles podem fazer compras online e gerar grandes prejuízos, já que esse tipo de transação não pede o uso de senha.
Para evitar qualquer imprevisto, leia este texto até o final, pois daremos dicas para manter seus dados protegidos e usar o cartão de crédito com toda a segurança. Acompanhe!
Como evitar a clonagem do cartão de crédito?
A clonagem de cartões de crédito era muito comum quando se usavam os cartões com a tarja magnética. Porém, a criação dos modelos com chip dificultou esse procedimento.
Mas, infelizmente, criminosos ainda conseguem roubar os dados dos cartões de diversas formas, seja por e-mail, tirando uma foto ou anotando os dados durante uma compra, sem que o dono perceba.
Então, para evitar que o seu cartão seja “clonado”, você deve usar diversos truques e dicas para manter suas informações sempre seguras. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.
10 dicas para proteger os dados do seu cartão de crédito
Reunimos aqui as principais dicas para que seus dados de cartões nunca mais sejam vazados.
1. Não compartilhe os dados do seu cartão
Na maior parte das vezes, passar os dados do cartão de crédito não é seguro.
A não ser que você esteja comprando em uma loja online extremamente confiável, desconfie desse tipo de transação.
Por exemplo, se alguém ligar dizendo ser do banco ou algo do tipo e pedir dados do seu cartão para fazer uma atualização ou confirmação, jamais passe.
Encerre a ligação e entre em contato pelos canais oficiais do banco para verificar se aquela ligação realmente partiu deles.
2. Faça compras apenas em sites confiáveis
Apesar de ser muito cômodo comprar pela internet, é preciso proteger os dados do seu cartão de crédito. Por isso, só insira esse tipo de meio de pagamento se tiver certeza que está negociando com uma empresa séria.
Com a facilidade do mundo online, muitos golpistas criam falsos sites de lojas para roubar dados.
Uma boa forma de verificar a veracidade de um site é pesquisando sobre a empresa no Reclame Aqui. Veja a nota geral e observe se há reclamações que coloquem em dúvida a integridade do negócio.
Também é interessante verificar se os sites acessados têm o seu endereço iniciado por HTTPS. Essa tecnologia de criptografia protege seus dados contra o acesso de terceiros.
3. Não deixe suas informações salvas
Quando realizamos compras com cartão de crédito em sites, muitos deles oferecem a opção de guardar nossas informações para usar em uma próxima compra.
Embora isso seja extremamente cômodo quando se trata de uma loja em que compramos sempre, essa prática envolve riscos. Caso o site sofra algum tipo de ataque, suas informações podem ser vazadas e cair nas mãos de terceiros.
Então, evite marcar essa opção e sempre insira manualmente suas informações de pagamento.
4. Tenha um bom antivírus instalado
Caso seu celular seja invadido por algum vírus, pessoas mal intencionadas podem roubar seus dados.
Para evitar isso, sempre tenha um bom antivírus instalado e atualizado. Além disso, desconfie se o seu dispositivo apresentar lentidão, mensagens e publicações estranhas e pop ups que você desconhece, pois pode ser um sinal de que o aparelho está infectado.
5. Cuidado com links suspeitos
Uma forma muito usada pelos golpistas para roubar dados é enviar e-mails se passando por instituições conhecidas e pedindo que o usuário clique em um link, seja para atualizar informações ou ter acesso a algum serviço.
Ao clicar no link, a pessoa pode ser levada a uma página que simula a página oficial da instituição. Então, o usuário acaba passando todos os dados.
Caso receba um e-mail ou mensagem com esse tipo de solicitação de uma empresa com a qual você mantém relações, entre em contato pelos números ou site oficial para verificar a veracidade.
6. Crie um cartão virtual
Grande parte dos bancos oferecem cartões virtuais. Eles são cartões que têm uma numeração diferente do físico, mesmo estando atrelado à mesma fatura.
Assim, você pode usá-los para comprar em lojas online e, caso surja algum problema, basta cancelar o seu cartão virtual e solicitar um novo. Ele fica pronto na hora, dentro do aplicativo.
Dessa forma, não há mais o enorme transtorno de precisar cancelar o cartão físico diante de um vazamento de dados e esperar semanas até que um novo seja emitido e enviado.
Outra vantagem do cartão virtual é que você pode criar vários, ou excluir cada um deles após realizar uma compra que não seja recorrente. Assim, mesmo que alguém consiga os dados, não vai poder usá-los.
7. Não empreste o seu cartão
Para proteger os dados do seu cartão de crédito, evite emprestá-lo. Mesmo que seja para uma pessoa que você confie muito, ninguém garante que ela será tão cuidadosa.
O resultado é que os dados podem acabar nas mãos de terceiros graças a um uso sem a devida atenção.
8. Não faça compras em redes públicas
Lugares como aeroportos, shoppings e praças costumam ter redes públicas para que os usuários acessem gratuitamente.
Porém, esse tipo de rede não oferece a segurança necessária para os seus dados e alguém pode obter suas informações confidenciais.
Então, ao usar esse tipo de rede, evite fazer compras online e inserir informações do cartão de crédito.
9. Proteja a senha do seu cartão de crédito
Para proteger a senha do seu cartão de crédito, sempre observe ao redor quando estiver digitando-a na maquininha, e confira na tela do aparelho se aquele é realmente o campo de digitação desse dado, evitando que tal informação seja armazenada de alguma forma.
Embora esses cuidados não impeçam que alguém que tenha os dados gravados no cartão faça compras online, eles podem evitar que um golpista use seu cartão em maquininhas durante um furto, por exemplo.
10. Use formas alternativas de pagamento online, como a Cumbuca
A Cumbuca é um app de conta compartilhada que ajuda a dividir as contas com quem você convive.
Após definido o valor a pagar, basta que cada um adicione o saldo via PIX e pague pelo próprio aplicativo. Sem envolver seus cartões de crédito, seus dados estarão muito mais seguros!
Como bloquear compras online no cartão de crédito?
Ao acessar o aplicativo de alguns bancos, você pode bloquear o seu cartão para compras online, permitindo que ele seja usado apenas de forma física.
O procedimento em cada instituição é diferente e não são todas que oferecem o recurso. Mas, já é possível acessar tal serviço em empresas como o Itaú e o Will Bank.
Embora haja a opção dos cartões virtuais, muitas pessoas continuam usando o seu cartão físico em compras online, seja por costume ou por desconfiar de outros meios.
Então, para ajudar esses clientes a terem mais segurança, as instituições começaram a oferecer essa possibilidade.
Como proteger o cartão de crédito por aproximação?
Para proteger o cartão de crédito por aproximação, tome medidas como:
- confira se o valor apresentado na maquininha é o correto antes de aproximar;
- sempre aproxime o cartão por conta própria e jamais o entregue para que terceiros façam isso;
- se desconfiar que o cartão foi roubado ou perdido, faça o bloqueio imediatamente.
Essa nova tecnologia permite que você faça pagamentos até um determinado valor (que varia de banco para banco) apenas aproximando o cartão da máquina, sem nem mesmo digitar a senha.
Mas, a comodidade também traz seus riscos, sendo necessário ficar muito atento para que valores indevidos não sejam cobrados.
Definitivamente, o cartão de crédito facilita muito a nossa vida. Mas, informações tão importantes precisam ser protegidas a todo custo.
Vivemos em uma época em que os golpistas se reinventam para lesar os outros. Então esteja sempre ciente de que o seu cartão possui informações sigilosas que não podem cair nas mãos de terceiros de forma alguma.
Quer mais informações sobre serviços que podem facilitar a sua vida e reduzir os riscos de qualquer golpe? Então, acesse o site da Cumbuca e conheça melhor nosso app.