Ter segurança financeira significa poder lidar com imprevistos sem que os gastos consumam todo o seu orçamento. Há boas práticas que permitem garantir que você não lide com dores de cabeça relacionadas ao dinheiro.
A segurança financeira vai ajudar você a enfrentar qualquer situação de forma mais leve. Mas, alcançá-la não é tão fácil assim e exige uma boa dose de esforço e as técnicas certas.
Felizmente, existem diversas dicas que você pode seguir para facilitar o processo e falaremos sobre todas elas neste texto. Acompanhe!
O que é segurança financeira?
Segurança financeira é ter dinheiro suficiente para cobrir gastos oriundos de situações inesperadas.
Pode envolver a existência de uma reserva de emergência para que você possa passar por algumas adversidades da vida de forma mais tranquila, sem ter que recorrer a empréstimos ou mergulhar em jornadas de trabalho desumanas.
Para entender bem o que é a segurança financeira, nada melhor do que alguns exemplos. Então, imagine-se nas situações a seguir e pense se o seu capital permitiria enfrentá-las (torcemos para que nenhuma aconteça com você, ok?):
- seu carro quebrou e você precisa consertá-lo com urgência para ir ao trabalho;
- alguém da família ficou doente, agora é preciso pagar pelas consultas e tratamentos;
- você perdeu o emprego de uma hora para a outra? Será que consegue manter suas despesas sem essa renda por alguns meses enquanto procura outra ocupação?
Muitas vezes, vivemos de forma tão corrida que nem pensamos sobre o que fazer quando as coisas fogem do controle. Mas, pelo menos quando se trata de dinheiro, há formas de se organizar e ficar preparado.
Qual a importância da segurança financeira?
A segurança financeira é importante para que você e sua família vivam com tranquilidade. Pois, sem esse tipo de planejamento, qualquer mínimo acontecimento que gera uma despesa extra se transforma em um grande problema.
Além disso, é fundamental para um melhor planejamento do futuro. Assim, é possível programar uma viagem e o melhor momento para comprar um carro novo ou a casa dos sonhos.
O que é preciso para ter segurança financeira?
Para ter segurança financeira você precisa começar a poupar. Não se preocupe se puder dispor apenas de uma pequena quantia todos os meses, pois o importante é dar o primeiro passo.
Além disso, quando o ato de poupar se tornar um hábito e você estiver com as finanças organizadas, é possível aumentar o valor gradativamente.
Contudo, guardar dinheiro sem o devido planejamento também não vai gerar tantos resultados. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a alcançar seus objetivos mais facilmente e atingir a tão sonhada liberdade financeira.
1. Separe a conta pessoal da empresarial
Um dos grandes erros cometidos por quem possui um negócio é não fazer a separação da conta pessoal e da empresarial.
Esse comportamento impossibilita controlar os gastos e registrar adequadamente eventuais lucros e prejuízos. Além de gerar problemas com a Receita Federal, já que os impostos não serão declarados corretamente.
Se você é adepto desse tipo de comportamento, pare agora mesmo e comece a organizar suas contas de forma separada para ficar mais perto da independência financeira.
2. Diversifique a carteira de clientes
Ainda falando sobre como o seu negócio pode ajudar em sua segurança financeira, precisamos mencionar a necessidade de manter sua empresa atuante e lucrativa mesmo em cenários de crise.
Para isso, você deve diversificar os negócios e jamais confiar demais nos mesmos clientes. Pois, no mercado as coisas mudam muito rápido e, de repente, um cliente fiel pode decidir ir para a concorrência.
Se quiser suprir essa ausência, é preciso atrair novos clientes, sempre oferecendo novidades e vantagens.
3. Aposte em tecnologia
Seu negócio pode se tornar mais lucrativo e organizado ao investir em tecnologia. Usando ferramentas modernas, aplicativos e sistemas, é possível aumentar a gama de clientes e trabalhar de forma mais eficiente.
Ao aplicar a tecnologia, você poderá:
- automatizar as tarefas;
- facilitar a contabilidade;
- controlar a entrada e saída de materiais;
- diminuir as chances de erros humanos.
4. Faça um planejamento financeiro familiar
Se você não vive sozinho, o planejamento financeiro deve envolver toda a família. Afinal, será mais fácil ter segurança financeira para enfrentar eventualidades se todos fizerem isso juntos.
Para começar, reúna todos os moradores da casa e faça um levantamento da renda de cada um, incluindo os extras. Depois, coloque todos os gastos e analise os resultados.
Com esses dados, todos podem pensar juntos nos ajustes para aprimorar a gestão do dinheiro e fazer com que um valor mais alto sobre no fim do mês.
5. Faça uma gestão de riscos financeiros
Caso decida investir em algo, desde ações na bolsa até um equipamento novo para empresa, é preciso fazer uma boa gestão dos riscos.
Isso inclui avaliar a capacidade de determinado item trazer bons retornos no futuro, assim como os perigos de algo dar errado e acarretar prejuízos.
Quando se trata de investimentos, por exemplo, o investidor está sujeito a três riscos: o risco do ativo, do mercado e da liquidez.
Fortaleça a sua segurança financeira
Ainda temos algo a compartilhar com você, então continue com a gente.
Além de começar a poupar para alcançar sua segurança financeira, existem algumas atitudes que você pode tomar para que seu patrimônio fique mais protegido e cresça a cada dia.
1. Investimentos
Os investimentos são a melhor forma de fazer o seu dinheiro trabalhar por você e aumentar o seu capital. Eles proporcionam rendimentos muito maiores do que quando deixamos algum valor em uma poupança do banco, por exemplo.
Se você investir em ações, poderá receber parte dos lucros da empresa. Caso a ação valorize, ainda poderá vendê-la por um valor maior no futuro. Por outro lado, há o risco de a empresa desvalorizar e os sócios perderem dinheiro.
Porém, há investimentos mais conservadores, em que o risco financeiro é minimizado e mantém-se uma margem de lucro interessante. Podemos citar, por exemplo, os títulos do tesouro direto, CDBs, LCAs e LCIs.
Como fazer investimentos e ter segurança financeira?
Os investimentos podem ser o passo final para você alcançar sua segurança financeira, mas é preciso fazer isso com consciência.
O mercado financeiro envolve riscos. Então, o primeiro passo é estudar muito. Você precisa entender como esse mercado funciona e quais são os melhores ativos e o melhor momento para colocar o seu dinheiro.
Também é preciso conhecer o seu perfil de investidor: você é uma pessoa conservadora, que quer fazer seu capital crescer com toda a segurança, mesmo que seja mais devagar? Ou está disposto a ousar e correr maiores riscos para atingir resultados mais rápido?
Por fim, é preciso definir exatamente os seus objetivos em relação aos investimentos para fazer um planejamento consciente.
Tenha uma reserva financeira familiar
Já falamos um pouco sobre essa questão, mas é um fato muito importante que precisa ser frisado.
Pense em todos os gastos com suas contas básicas mensais. Depois, crie uma reserva que permita suprir tudo por pelo menos 6 meses, caso sua fonte de renda seja cortada.
Então, se você gasta R$ 3.000 mensais, crie uma reserva familiar de pelo menos R$ 18.000
Invista em soluções de blindagem financeira
Para proteger seu patrimônio e manter sua segurança financeira, é uma boa ideia investir em soluções de blindagem, que impedem que o seu patrimônio perca valor ou até mesmo seja usado em pagamentos de dívidas.
Uma das opções é enviar o dinheiro para os chamados “paraísos fiscais”. Você com certeza já ouviu essa expressão nos noticiários. Mas, não se preocupe, pois não estamos incentivando ninguém a fazer nada ilegal.
Apesar desses países – em que não há carga tributária e o dinheiro é aceito sem declaração de origem – serem usados para esconder valores ilícitos, há formas de guardar seu dinheiro por lá sem cometer crimes.
Para isso é preciso seguir os trâmites legais e usar os serviços de empresas especializadas.
Existem muitas formas de alcançar a segurança financeira. Mas, o mais importante é dar o primeiro passo e começar uma mudança agora mesmo.
Seja no orçamento pessoal ou empresarial, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença e assegurar um futuro tranquilo para você e sua família. Além disso, será possível enfrentar qualquer adversidade da vida sem entrar em desespero devido à situação financeira.
Quer continuar aprendendo? Confira nosso guia ensinando a categorizar despesas e controlar gastos, para melhorar a forma como você lida com as finanças no cotidiano!